top of page
FT-Notes.png
O blog das nutricionistas
Fernanda Bernaud & Thaís Rasia
Buscar

Tendências que vão e que ficam



Nosso primeiro texto para o lançamento do blog F&T Notes foi sobre as tendências de nutrição que iriam explodir em 2021, vamos ver se a gente acertou? Para verificar o grau de acerto utilizamos uma publicação da American Society for Nutrition, que divulgou uma lista com as pesquisas mais citadas e compartilhadas nas redes sociais no ano passado.


1: Imunidade na mesa

Um artigo que bombou nas redes socias não foi sobre imunidade na mesa, mas sim nas prateleiras das farmácias. Ele trouxe dados sobre a suplementação de vitamina D e risco de COVID-19, avaliando 8297 adultos no Reino Unido. Os autores encontraram uma associação de proteção contra COVID-19 naqueles participantes que suplementavam vitamina D, mas não encontraram diferença quando avaliados os níveis no sangue dessa vitamina. Ou seja, os usuários de vitamina D nesse estudo poderiam ser aqueles que tinham um estilo de vida mais saudável ou maior nível socioeconômico comparados aos não usuários. Nossa conclusão é de que sim, mais do que nunca imunidade e nutrição foram uma tendência, o que não significa suplementar vitamina D. Aqui a busca deve ser pela manutenção de um peso saudável e adequação da dieta conforme necessidades individuais.


2: Intestino são, corpo são

Não encontramos nenhum artigo diretamente relacionado à avaliação da saúde intestinal, mas um trabalho que avaliou indiretamente o assunto está entre os mais compartilhados de 2021. Nele os pesquisadores avaliaram 3121 americanos de meia-idade ao longo de 18 anos. A troca de cereais refinados pelos integrais foi uma modificação dietética efetiva para redução de gordura abdominal e outros parâmetros relacionados ao menor risco de doenças cardiometabólicas nessa população. O que isso tem a ver com saúde intestinal? Tudo, porque a fermentação da fibra dos cereais integrais pelas bactérias no intestino produz substâncias capazes de promover saciedade e de controlar níveis de colesterol e glicose. Os polifenóis, também encontrados nos cereais integrais, são importantes para a manutenção de uma boa composição de bactérias intestinais.


3: Dieta plant-based

Dois dos artigos tendência do ano passado foram sobre o efeito do consumo de carne processada na saúde. Um deles encontrou aumento do risco de demência, independente do fator genético, e o outro observou um aumento de mortalidade geral em consumidores frequentes de carnes processadas. Confira os artigos abaixo: https://academic.oup.com/ajcn/article/114/3/1049/6195530 https://academic.oup.com/ajcn/article/114/1/175/6178922 Então, reduzir o consumo de carnes processadas, isso é salsicha, presunto, peito de peru, patê, nuggets, entre outros é uma tendência baseada em ciência. Uma relação indireta com nossa previsão para 2021 da busca de um padrão de dieta plant-based, que enfatiza vegetais, frutas, oleaginosas, grãos e cereais integrais e reduz o consumo de produtos de origem animal.


4: Transparência

Esse assunto não faz parte dos temas publicados em revistas internacionais de nutrição clínica, mas podemos observar essa tendência de outras formas. No final de 2020 as mudanças da nova rotulagem nutricional aprovadas pela Anvisa visavam auxiliar o consumidor a realizar escolhas mais saudáveis, com maior autonomia e consciência, essas deverão ser implementadas até outubro desse ano. Soma-se a isso o fato de os consumidores estarem interessados em conhecer a origem dos alimentos e o impacto ambiental que a sua cadeia de produção causa. Em países desenvolvidos, como a nutri Thaís observou na Finlândia, as marcas que investem em comunicação transparente, ética e sustentabilidade são tendência.


5: Equilíbrio

Os anos de 2020 e 2021 foram difíceis, atípicos. Dois mil e vinte e dois parece começar de uma maneira também difícil, mas as cicatrizes trazem novos caminhos, insights e tendências e sem dúvida a busca pelo equilíbrio é uma delas. O que significa o não excesso e a não escassez. Assim, uma tendência que gostaríamos para 2022 é a da simplicidade e minimalismo, não excluindo qualidade na hora da escolha dos alimentos que compõem a sua dieta.


--


F&T Notes: pelas nutricionistas Fernanda Bernaud e Thaís Rasia



Comments


assine nossa newsletter

F&T-Notes.png
Filtre o ruído e alimente sua caixa de entrada com boas ideias sobre saúde e nutrição baseados em pesquisas e experiências profissionais.

Agradecemos sua inscrição!

nos siga nas redes sociais

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube

FRUTACOR - CLÍNICA DE NUTRIÇÃO PERSONALIZADA

Nutricionista Porto Alegre

www.ftnotes.com.br © 2020 F&T Notes. ​Todos os direitos reservados.

Website + branding by MONVIE

-LogoNovo_Frutacor.png
bottom of page