Mudar o mundo pela nossa saúde
- F&T Notes
- 4 de abr.
- 1 min de leitura

Segundo o World Obesity Atlas de 2025, mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo têm obesidade. No Brasil, cerca de uma em cada três pessoas sofre com essa doença crônica - e essa proporção tende a crescer ainda mais nos próximos cinco anos.
Cada vez mais prevalente, a obesidade atinge todas as faixas etárias e classes sociais, um verdadeiro problema de saúde pública.
Com isso em mente, a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO) ao lado da SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia) e da WOF (World Obesity Federation), lançaram a campanha “Mudar o Mundo Pela Nossa Saúde”.

A ideia é olhar para o coletivo, parar de focar no indivíduo, com características genéticas, biológicas e comportamentais capazes de levar ao excesso de adiposidade. Identificar os pontos em que os sistemas ao redor do indivíduo com obesidade estão falhando e favorecendo o ganho de peso.
REFLITA:
• Como é seu ambiente alimentar? Existem ofertas de alimentos saudáveis?
• Quais condições existem nos espaços que você frequenta para promover maior atividade física?
Focar no conceito de sistemas, segundo a ABESO, permite pensar em tudo ao redor da pessoa que pode levar à obesidade e o que é preciso para transformá-lo. É tempo de refletir, pedir e buscar mudanças pela nossa saúde. Qual mudança você gostaria de ver no no ambiente em que você vive? Conta pra gente!
--
--
F&T Notes: pelas nutricionistas Fernanda Bernaud e Thaís Rasia
Comments