Hoje, dia 18 de outubro, é celebrado o dia mundial da menopausa, data criada pela International Menopause Society (IMS) para aumentar a conscientização sobre o tema e apoiar ações que visam melhorar a saúde e o bem-estar das mulheres na meia-idade.
O tema adotado para 2023 é a prevenção das doenças cardiovasculares (DCV), que são a principal causa de morte de mulheres em todo o mundo. O risco de DCV é maior nas mulheres que têm a menopausa mais cedo e também naquelas com mais sintomas menopausais, como calorões. As mudanças de estilo de vida, como não fumar, praticar atividade física e adoção de uma alimentação saudável, são o primeiro passo para prevenção e tratamento das DCV, principalmente nas mulheres na perimenopausa. As evidências atuais sugerem que dietas plant-based, com baixo teor de gordura, como a dieta Mediterrânea, estão associadas a melhor composição corporal em mulheres na pós-menopausa. A inclusão de alimentos que possuem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, como frutas vermelhas, vegetais verde-escuros e feijão, pode levar a diminuição da pressão arterial, redução da massa de gordura e melhoria dos níveis de colesterol. Sendo assim, o acompanhamento por um nutricionista nesta etapa da vida é essencial.
Saiba mais: a IMS produziu um documento sobre o tema deste ano. Ele é disponibilizado em várias línguas e você pode conferir em: World Menopause Day - International Menopause Society (imsociety.org)
--
F&T Notes: pelas nutricionistas Fernanda Bernaud e Thaís Rasia
Kommentare