Um ensaio clínico publicado recentemente no JAMA Network Open apontou que a restrição do período de ingestão alimentar de 8 horas (16h de jejum), sem controle de calorias, promoveu maior perda de peso entre pessoas com diabetes do tipo 2 e obesidade em comparação com a dieta de restrição calórica convencional.
O referido estudo durou seis meses e contou com 75 participantes adultos com diabetes do tipo 2 e obesidade, que foram aleatoriamente divididos em 3 grupos:
1. restrição de ingestão alimentar de 8 horas (refeições entre 12h e 20h);
2. restrição calórica de 25% do consumo habitual;
3. grupo controle, sem intervenção.
A redução de calorias foi em média de -313 kcal/dia no grupo que fez restrição no tempo de ingestão alimentar, -197 kcal/dia no grupo de dieta convencional e -16 kcal/dia no grupo controle.
Ao final dos 6 meses, o peso corporal reduziu em média 3,6% no grupo com restrição no tempo de ingestão, o mesmo não foi observado no grupo de dieta convencional quando comparados ao grupo controle.
Já os níveis de hemoglobina glicada (média de glicose dos últimos 3 meses) caíram com ambas as abordagens em comparação com nenhuma intervenção.
As descobertas sugerem, portanto, que o tempo de restrição alimentar de 8h pode ser uma estratégia alternativa eficaz à restrição calórica para reduzir o peso corporal e os níveis de hemoglobina glicada nas pessoas com diabetes do tipo 2.
Vale lembrar que prolongar o jejum noturno pode ser uma estratégia efetiva para alguns objetivos específicos. Procure o seu nutricionista para orientação e prescrição adequadas às suas necessidades.
--
Referências:
--
F&T Notes: pelas nutricionistas Fernanda Bernaud e Thaís Rasia
Comments