As categorias de alimentos consideradas protetoras para o coração incluem frutas, verduras, oleaginosas, leguminosas e peixes, de acordo com as diretrizes dietéticas internacionais e nacionais. No entanto, os laticínios, principalmente integrais, ainda não fazem parte dessas recomendações. Mas um novo estudo com uma análise baseada no Prospective Urban and Rural Epidemiological (PURE) e dados de outros cinco ensaios internacionais, que abrangeram mais de 240.000 pessoas, trouxe novas perspectivas para esse tópico.
Os pesquisadores do PURE desenvolveram a pontuação de uma dieta saudável usando dados de 147.642 pessoas da população geral, em 21 países. Foram comparadas a ingestão dietética auto relatada com desfechos clínicos de longo prazo. Os escores mais altos, que correspondiam ao maior consumo das seis categorias de alimentos, entre eles os laticínios integrais, acompanharam riscos significativamente reduzidos de morte, infarto do miocárdio (IAM) e acidente vascular cerebral. Enquadram-se nos lácteos integrais: leite, queijos e iogurte. O perfil de ácidos graxos (gorduras) dos laticínios integrais apresenta uma matriz complexa, que está associada aos benefícios cardiovasculares observados neste estudo, sendo que a mesma não é encontrada nos produtos desnatados. Além disso, o consumo de alimentos, principalmente aqueles ricos em probióticos, como alguns iogurtes, o queijo cottage e o queijo minas frescal, pode ser benéfico também porque contém microrganismos que ajudam a manter a microbiota intestinal saudável.
Portanto, tais alimentos podem ser incluídos na dieta, sem medo - desde que não se tenha diagnóstico de intolerâncias ou alergias. Além disso, é obrigatório ter o consumo equilibrado dos demais alimentos considerados protetores, ou seja, de frutas, verduras, oleaginosas e peixes.
--
Fontes: Heart-Protective Diet in PURE Study Allows Whole-Fat Dairy (medscape.com) https://advances.nutrition.org/article/S2161-8313(23)01364-9/fulltext
--
F&T Notes: pelas nutricionistas Fernanda Bernaud e Thaís Rasia
Comments