Vamos falar sobre isso? O movimento #OutubroRosa surgiu em 1990 com o objetivo de estimular a participação da população no controle do #cancerdemama 🎀 O risco dessa doença é estimado em 56 casos a cada 100 mil mulheres, sendo maior no nosso estado (73 casos /100 mil mulheres). O padrão de dieta no Rio Grande do Sul pode estar influenciando esse maior risco de câncer de mama. Em uma grande revisão que incluiu a análise de mais de 1 milhão de participantes, com aproximadamente 32.000 casos de câncer de mama, houve uma associação entre o maior consumo de carne vermelha (mais de 120g/dia) e carne processada (mais de 50g/dia) e o risco de câncer.
Por outro lado, o maior consumo de frutas e vegetais está associado ao menor risco de praticamente todos os tipos de câncer, incluindo o de mama, e em um estudo recente o maior consumo de aveia também se relacionou ao menor risco de câncer de mama. Lembrando que a manutenção de um peso adequado, a prática regular de atividade física e a restrição no consumo de bebidas alcóolicas também são fatores de proteção importantes. 👩👧A predisposição genética/hereditária representa apenas 5 a 10% de todos os casos. Assim, é possível prevenir o surgimento do tumor com a adoção de um estilo de vida saudável.
É importante também que as mulheres observem suas mamas e procurem imediatamente um serviço para avaliação diagnóstica, caso sintam a presença de caroço, pele avermelhada, pequenos nódulos nas axilas/pescoço e/ou a saída espontânea de líquido pelos mamilos. Fonte: INCA - Ministério da Saúde, Jingyu Guo et al., Breast Cancer Research and Treatment 2015 e Haraldsdottir A et al., PLoS One. 2018 May 30;13(5):e0198017
--
--
FRUTACOR - Clínica de Nutrição Funcional
Encontre sua nutricionista em Porto Alegre