A diminuição da produção de estrogênio pelos ovários durante o período após a menopausa está associada à perda de massa óssea e também de massa muscular, o que eleva o risco de osteoporose e de fraturas nessa faixa etária, podendo evoluir para incapacidade física.
➡ Fatores de estilo de vida, como dieta e exercício, podem influenciar na taxa de perda de massa óssea, portanto, quanto antes se iniciarem os cuidados melhores serão os efeitos protetores. Com relação aos nutrientes específicos da dieta, diversos estudos relatam a importância do cálcio e da vitamina D para manutenção do osso. No entanto, outros nutrientes vem ganhando atenção, como: magnésio, silício, vitamina K, vitamina C e outros compostos com ação antioxidante. Como padrão de dieta, a do mediterrâneo é a que parece estar mais associada à redução do risco de osteoporose.
➡ Ou seja, aumentar o consumo de frutas, vegetais, sementes oleaginosas e diminuir a carne vermelha e doces pode ser bem interessante para saúde óssea.
Além disso, a manutenção de um bom funcionamento intestinal também parece influenciar na massa óssea, afinal é ali que começa absorção dos componentes da dieta que irão realizar suas funções para manutenção da sua saúde.
clinicafrutacor#massaossea #massamuscular #dieta #osteoporose #dietadomediterraneo #saude #vivabem #qualidadedevida #lifestyle
--
FRUTACOR - Clínica de Nutrição Funcional
Encontre sua nutricionista em Porto Alegre