Ansiedade e estresse psicológico estão relacionados a diversos efeitos deletérios à saúde. A longo prazo, o estresse crônico pode influenciar nos distúrbios do sono, fadiga, desequilíbrio no sistema imunológico e ainda efeitos na composição corporal, como o aumento da gordura abdominal.
➡ Anda muito estressado e não sabe o que fazer? Confira algumas dicas aqui:
🔹 1 - Priorize ambientes calmos durante a refeição, mastigue bem os alimentos, preste a atenção nas suas escolhas.
🔹 2 - Diversificar a alimentação para garantir a ingestão de todos os grupos alimentares e compostos bioativos. A monotonia alimentar aumenta as chances de carências nutricionais e intolerância alimentar
🔹 3 - Ômega 3: seu consumo já foi associado a redução do cortisol (hormônio do estresse) e pressão arterial durante estados de estresse mental. Fontes: sementes de linhaça e chia e peixes.
🔹 4 - Magnésio: estudos indicam diminuição da concentração desse nutriente em pessoas que sofrem de ansiedade e a suplementação pode levar a melhora no quadro desses pacientes. Fontes alimentares: vegetais verde-escuros, cereais integrais
🔹 5 - Folato e vitamina B12: em pessoas com depressão a suplementação já vem sendo indicada, visto que a deficiência desses nutrientes é mais comum nesses indivíduos. Fontes alimentares de folato: vegetais verde-escuros e de vitamina B12: algas (chlorella), ovos, carnes, além disso manter uma adequada microbiota intestinal contribui para a produção dessas vitaminas no intestino grosso.
Além disso, pratique alguma atividade que diminua sua sobrecarga de estresse, como meditação, yoga ou alguma outra atividade física que você goste, e tenha regularidade nela!
clinicafrutacor #stress #ansiedade #saude #nutricao #nutricaofuncional #cuidedevoce #corpoemente