Resolveu iniciar uma malhação mais pesada? E agora, será que é necessário utilizar whey protein? Quais os benefícios e riscos?
São diversas as questões que surgem quando se inicia um programa de treinamento físico mais pesado. A primeira delas é a questão da suplementação de proteína e demais nutrientes que possam auxiliar a queimar gordura, aumentar massa magra e auxiliar na recuperação muscular. O foco dessa matéria será dado ao whey protein. E a primeira coisa que deve se ter em mente é que não adianta iniciar qualquer tipo de suplementação antes de organizar a rotina alimentar! Um erro comum é a inclusão do suplemento dentro de uma rotina de alimentação bagunçada, e o resultado só pode ser um: ganho de peso e de gordura! Claro! Tudo o que está sobrando o organismo estoca como forma de gordura, independentemente da fonte alimentar!
Primeiro passo: organize a alimentação com auxílio de um profissional qualificado para tal! Se não, lá se vai o investimento com o suplemento!
Segundo passo: não compre qualquer whey protein. Existem diversos tipos: concentrados, isolados, hidrolisados. Isentos ou não de lactose. Com edulcorantes melhores ou piores. Quem auxiliará nessa busca é o nutricionista. Outra questão importante: fique ligado nos produtos com certificação da ANVISA!
Terceiro passo: a dose de whey protein não necessita ultrapassar 30g após o exercício. Deve ser diluído em água, afinal, se escolheste uma proteína de fácil digestão, para que prejudicar fazendo a diluição em leite? E lembre-se: o que é consumido a mais, é estocado como gordura!
Quarto passo: o momento de utilizar o whey protein é quando se realiza o exercício. A questão de fracionar a dose, utilizar logo antes ou após é controversa. A melhor forma de administração deve ser avaliada pelo profissional capacitado.
Essas são algumas informações importantes a respeito desse suplemento amplamente utilizado. Agora, se organize e bons treinos!
--
CLÍNICA FRUTACOR - Nutrição Funcional
Encontre sua nutricionista em Porto Alegre